Equipamentos de Proteção Individual utilizados em Odontologia

Equipamentos de Proteção Individual utilizados em Odontologia

Equipamentos de Proteção Individual utilizados em Odontologia

Com o risco de covid-19 ser um problema para quase todos os indivíduos, as discussões sobre equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPIs, se tornaram muito comuns. Mesmo antes da ameaça do covid-19, o uso de EPI na prática médica era necessário para a segurança da equipe médica e dos pacientes. Isso é praticamente o mesmo para um consultório dentário. Os consultórios dos dentistas usavam EPI muito antes de covid-19 estar presente na sociedade.

O EPI é necessário no consultório dentário tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Por exemplo, quando um dentista lhe dá um par de óculos escuros para usar enquanto você trabalha ou limpa os dentes, não é apenas para protegê-lo da luz forte acima. O EPI que você vê em um consultório odontológico geralmente é fabricado por um fornecedor médico no Rio de Janeiro ou em outro lugar no exterior, devido às crescentes demandas por proteção da Covid-19. Aqui estão informações de especialistas sobre por que o EPI é essencial para sua segurança e a segurança de seus fornecedores.

Oculos escuros?

A maioria das pessoas não adora ir ao dentista. E aqueles óculos escuros que eles dão para você colocar não são para fazer você parecer legal ou se sentir mais confortável quando estiver no escritório. Os óculos escuros dados a você por um dentista ou higienista enquanto você está em uma cadeira odontológica podem se parecer muito com óculos de sol, mas dificilmente é o caso. Em vez disso, esses óculos são parte integrante do equipamento de proteção individual ou EPI. Todo o equipamento de proteção individual é projetado para proteger certas partes do corpo contra lesões ou infecções. Equipamentos de Proteção Individual utilizados em Odontologia.

Ao colocar aqueles óculos escuros na consulta ao dentista, você está usando um equipamento de proteção individual que pode ajudar a prevenir a exposição a detritos voadores e outros materiais perigosos aos quais você poderia estar exposto. Outras características dos óculos de proteção que você usa no consultório do dentista incluem as laterais grandes, grandes e lentes para proteger os olhos e as áreas ao redor deles, e plástico sólido protetor que resiste a quebrar ou estilhaçar.

Detritos gerais e EPI

Nós sabemos o que você está pensando; aqueles pequenos fragmentos que são criados quando um dentista ou higienista trabalha em seus dentes parecem bastante inofensivos. No entanto, devido à natureza do equipamento que os dentistas e higienistas usam ao trabalhar nos dentes, esses pequenos fragmentos podem viajar a velocidades de até, e às vezes ultrapassando, 50 milhas por hora.

 Um minúsculo pedaço de placa voando em seu olho a 80 quilômetros por hora certamente causará sérios danos. Lesões físicas significativas podem ocorrer quando esses pequenos fragmentos dentais viajam em velocidades tão altas. Da mesma forma, ferimentos leves podem acontecer a pacientes ou funcionários que encontrarem esses detritos. As lesões variam desde lesões leves, como arranhões e cortes, até lesões mais graves, incluindo perda de visão ou perda de um olho. O uso de equipamento de proteção individual pode prevenir esses ferimentos, razão pela qual os pacientes e a equipe odontológica são obrigados a usá-los durante as consultas odontológicas.

Outras formas de EPI

Esses óculos escuros sofisticados não são o único tipo de equipamento de proteção pessoal usado em um consultório odontológico. Os higienistas dentais, dentistas e assistentes usam outras formas de equipamento de proteção para reduzir o risco de infecção e ferimentos. Alguns dos diferentes tipos de EPI que você verá em um consultório odontológico incluem óculos de proteção com grandes escudos, máscaras, jalecos, luvas e aventais de chumbo. Embora o consultório do dentista sempre tenha como objetivo manter a boca e os dentes seguros e saudáveis, eles também têm como objetivo principal proteger os pacientes e a si próprios de lesões e infecções. É por isso que cada vez que você visita um consultório dentário, você notará vários tipos de EPI em uso. Isso vale tanto para um procedimento odontológico extenso quanto para uma limpeza de rotina. Os dentistas sempre se esforçam para manter seus pacientes, funcionários e eles próprios seguros e saudáveis ​​o tempo todo.

Se o seu escritório precisa de produtos de EPI, fale hoje mesmo com um fornecedor de produtos médicos no Rio de Janeiro!

To Top