3 dicas para gerenciar o inventário do laboratório

3 dicas para gerenciar o inventário do laboratório

3 dicas para gerenciar o inventário do laboratório

Embora possa ser facilmente ignorado, o gerenciamento de inventário de laboratório está entre as maneiras mais eficazes de melhorar a produtividade e reduzir os custos em seu laboratório. No entanto, o monitoramento de reagentes, instrumentos, equipamentos de laboratório e suprimentos consumíveis pode ser um desafio. Melhorar a eficiência do laboratório e esticar seu orçamento é possível com as seguintes dicas criativas e diretas de especialistas de nosso fornecedor de produtos médicos no Rio de Janeiro.

Determine um ponto de partida

Seja fazendo um esforço para simplificar os procedimentos de inventário de um laboratório existente ou iniciando um laboratório totalmente novo, determinar um ponto de partida é essencial. Você deve fazer um balanço de absolutamente tudo em seu laboratório. Você pode fazer isso por meio de um programa de software ou com papel e caneta. Independentemente das ferramentas que você usa, é vital levar em conta tudo. Esse inventário inicial o ajudará a fazer um balanço do que você precisa e do que não precisa.

Determinando os níveis de estoque e reduções

Agora que sua lista de inventário está completa, é hora de avaliar o que você precisa mais e menos. Durante esse processo, é fundamental considerar sua rotina diária, quais produtos você usa com mais frequência e quantos usa semanalmente ou mensalmente, quais itens são jogados fora por atingirem o prazo de validade antes do uso e assim por diante. Tomar notas durante este processo pode ser útil e dar-lhe algo para olhar para trás.

Em seguida, crie uma planilha ou lista de itens que seu laboratório continuará usando e quantos manter em estoque. Isso funcionará como seu limite de reordenação. Assim que o estoque do laboratório atingir esse número, é hora de reordenar. Novamente, automatizar esse processo usando um software de gerenciamento de informações laboratoriais (LIMS) é altamente benéfico.

Seria melhor se você também abordasse a redução neste momento. Não continue a encomendá-los quando perceber que alguns suprimentos ficam na prateleira e raramente são usados. Comprar a granel pode ajudar a economizar dinheiro, mas não se os itens nunca forem usados.

Atribuindo locais de inventário

Uma vez determinados os níveis de estoque, é hora de considerar o melhor local para armazenar os suprimentos com seu espaço. O planejamento cuidadoso durante esta etapa pode aumentar a eficiência do seu laboratório. É essencial manter as coisas onde possam ser facilmente acessadas e armazenadas adequadamente. Por exemplo, você pode optar por armazenar itens usados ​​na mesma área ou armazenar determinados itens juntos de acordo com as datas de validade. Agrupar itens de inventário por tipo, data de validade e frequência de uso ajuda a manter o laboratório organizado e facilita o reabastecimento.

Existem ótimas maneiras de automatizar seu sistema de inventário quando necessário e com boa relação custo-benefício. Por exemplo, os sistemas de código de barras permitem que você coloque um código de barras nas prateleiras de estoque para escanear o estoque dentro ou fora. Se a automação não for uma opção ou você simplesmente preferir trabalhar sem ela, você pode postar uma planilha para acompanhar o estoque ou até mesmo postar um quadro branco para os usuários do laboratório escreverem o que precisa ser pedido.

Sempre que possível, armazene os consumíveis em recipientes de armazenamento e caixas organizadoras para ajudar na limpeza e eficiência. Você também deve armazenar corretamente os instrumentos e equipamentos de laboratório. Aqui estão as coisas a considerar:

• Nunca armazene em ou próximo a temperaturas excessivas

• Não armazene perto de fontes de água, como pias e lavatórios

• Invista em escudos e cobertura para proteger de poeira e detritos

• Facilite a recuperação do equipamento armazenando-o na altura da cintura

• Desconecte o equipamento quando não estiver em uso

• Armazene os registros de calibração e manutenção por perto

Estas são apenas algumas dicas para um inventário de laboratório adequado. Entre em contato conosco hoje para o seu novo fornecedor de produtos médicos no Rio de Janeiro.

To Top