Como melhorar o acesso à saúde e a equidade para todos

Como melhorar o acesso à saúde e a equidade para todos

Como melhorar o acesso à saúde e a equidade para todos

A saúde evolui rapidamente. Em todo o mundo, vemos comunidades adotarem um padrão de saúde híbrido, empregando uma combinação de entrega presencial e virtual para garantir a continuidade do serviço. Nossos especialistas em produtos médicos no Rio de Janeiro admitem que cimentar esse modelo híbrido na saúde convencional para melhorar o acesso aos cuidados e adquirir equidade para todos exigirá ações abrangentes em nível de procedimentos governamentais.

A saúde virtual tem uma influência extremamente positiva na vida das pessoas. Ele permite que pacientes e provedores se envolvam constantemente e é uma maneira fantástica de superar as restrições de tempo e espaço. Como resultado, a saúde virtual cresceu exponencialmente nos últimos dois anos. A pandemia do COVID-19 tem sido um catalisador significativo para a mudança na prestação de serviços de saúde. Devido à demanda por distanciamento físico, os prestadores de serviços de saúde públicos e privados se adaptaram, oferecendo entrega virtual para preencher lacunas no atendimento contínuo.

Pesquisas constatam que pacientes e profissionais de saúde adotam a assistência médica virtual. Nos EUA, a proporção de alegações de telessaúde em relação ao total de alegações de saúde é 25 vezes maior do que antes da COVID. Além disso, em comparação com o pré-COVID-19, a taxa de expansão anual composta média prevista do mercado global de telemedicina de 2019 a 2025 cresceu sete pontos percentuais para quase 22%.

Treinamento e tecnologia unem divisões de equidade

Em complemento ao seu crescimento em adoção, a saúde virtual tem, em muitos casos, se traduzido em patrimônio mais significativo. Por exemplo, quando analisamos as consequências do atendimento virtual baseado em gênero, vemos que, embora as mulheres tenham menos probabilidade de ter acesso aberto à internet e às tecnologias digitais do que os homens, programas específicos em muitos países atenuaram essa lacuna.

Além disso, os residentes rurais têm menos acesso à conectividade de banda larga do que os residentes metropolitanos. Na Índia, o My TeleDoc permite que as pessoas contornem isso conectando remotamente os profissionais de saúde aos médicos por meio de conexões de largura de banda inferiores. Indivíduos com deficiência também são frequentemente deixados de fora da sociedade digital. Mas nos Emirados Árabes Unidos, o Sanad Card ajuda pessoas com deficiência a acessar serviços tecnológicos de saúde, como supervisão eletrônica de enfermagem e consultas médicas domiciliares.

A formulação de políticas ganhou força

As políticas de assistência médica virtual se desenvolvem em uma escala e ritmo incomparáveis, ajudando a impulsionar a aceitação da entrega virtual e a superar problemas de equidade. Por exemplo, desde o início da pandemia do COVID-19, vários estados dos EUA modificaram suas diretrizes de licenciamento de provedores de saúde para permitir a prestação de cuidados virtuais além das fronteiras estaduais. Da mesma forma, a Nova Zelândia elaborou uma estratégia direcionada para incorporar as necessidades das pessoas com deficiência e das minorias para apoiar a saúde equitativa. Por outro lado, Ruanda aumentou seu plano de seguro de saúde baseado na comunidade para incluir a prestação de assistência médica virtual.

Um modelo híbrido de saúde é um caminho para o futuro

Depois de concluir mais de 80 entrevistas com especialistas, fica claro que a integração de assistência médica virtual e presencial oferece benefícios em todos os aspectos. Por exemplo, torna o atendimento mais acessível a indivíduos que não podem comparecer pessoalmente a uma clínica porque têm problemas de mobilidade, moram em uma comunidade remota ou por alguma outra causa. E isso significa que os provedores podem prestar cuidados a uma gama mais ampla de pacientes.

No entanto, precisamos que os formuladores de políticas e outras partes interessadas apoiem e facilitem a adição de atendimento virtual aos programas de saúde existentes para ajudar a garantir a cobertura de última milha. A grande lição é o papel crucial da formulação de políticas inclusivas. As políticas são, de fato, a cola que une tudo isso – permitindo as estreitas lacunas de equidade no acesso e resultados de saúde e alcançando a cobertura universal de saúde.

Esperamos que isso ajude a inspirar você a melhorar a equidade e o acesso à saúde para todos. Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre nossos produtos médicos no Rio de Janeiro. Estamos aqui para ajudar!

To Top