Noções básicas de Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Noções básicas de Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Noções básicas de Equipamento de Proteção Individual (EPI)

O EPI é uma forma de proteção para mais do que apenas seus funcionários. Ele também protege seus prêmios de seguro, conformidade com OSHA e resultados financeiros. Além de consultoria e treinamento de segurança oferecidos por profissionais do setor, você também precisa estar ciente das responsabilidades de seus funcionários em relação à segurança deles, das obrigações do empregador e dos tipos de EPI disponíveis. Nossos especialistas em produtos médicos no Rio de Janeiro oferecem as seguintes informações sobre EPI no local de trabalho.

Tipos e usos comuns de EPI

Existem duas grandes categorias de EPI em que os muitos tipos de proteção se enquadram, construção e indústria em geral. Ainda assim, provisões adicionais são feitas para a indústria médica, terminais marítimos, estaleiros e várias outras indústrias especializadas. Os requisitos da OSHA para indústrias podem variar, embora os tipos de EPI muitas vezes se sobreponham. Isso torna a educação fundamental para seguir os padrões prescritos. Veja a seguir exemplos de proteção obrigatória da OSHA:

  • Proteção ocupacional para os pés
  • Proteção auditiva
  • Dispositivos de proteção mecânica e elétrica
  • Proteção para as mãos
  • Proteção para a cabeça
  • Proteção respiratória
  • Proteção facial e ocular

Obrigações de EPI para Empregadores

As regras da OSHA impõem inúmeras obrigações de EPI aos empregadores. Isso inclui avaliações de segurança de EPI para identificar os tipos de EPI necessários para lidar com perigos potenciais e existentes, substituição e manutenção de EPI, implementação de treinamento de EPI e avaliação e revisão de programas de treinamento de EPI.

O fornecimento da maioria dos tipos de EPI é responsabilidade do empregador, o que significa que você paga para fornecê-lo em vez de seus funcionários comprá-lo. Espera-se que esse EPI atenda aos padrões de segurança da OSHA e é sua responsabilidade como empregador ter certeza de que oferece proteção adequada contra perigos no local de trabalho. Esses tipos de EPI incluem botas de borracha com biqueira de aço, EPI de bombeiro, EPI de soldagem, capacetes, inserções de prescrição de respirador facial completo, proteção para os olhos e muito mais.

Responsabilidades de EPI para os funcionários

Embora os empregadores assumam um nível significativo de responsabilidade pelo EPI, espera-se que os funcionários também se protejam, e há responsabilidades esperadas deles em relação ao EPI no local de trabalho. O uso consistente e adequado de EPI é fundamental, e os requisitos dos funcionários devem apoiar isso. Eles devem participar de todas as sessões de treinamento de EPI, limpar e manter todos os equipamentos de EPI adequadamente e informar os supervisores sobre qualquer necessidade de reparar ou substituir o equipamento. Os funcionários também são responsáveis ​​pela compra de certos tipos de EPI, incluindo protetor solar, chapéus, agasalhos, roupas de trabalho e óculos e calçados não especializados. Os funcionários também são responsáveis ​​por substituir qualquer equipamento intencionalmente danificado ou perdido.

Pensamentos finais

É complicado o suficiente para os empregadores responderem às demandas da OSHA em relação ao EPI, mas geralmente há requisitos adicionais impostos pelo estado local e pelos regulamentos relacionados ao setor. Deixe o mínimo possível ao acaso para garantir que todas as regras sejam cumpridas. Especialistas em EPI recomendam auditorias de segurança e treinamento e consultoria de segurança.

Estes são os princípios básicos de segurança em relação ao EPI no local de trabalho. Entre em contato conosco hoje mesmo se precisar de produtos médicos no Rio de Janeiro. Estamos aqui para ajudar a manter você e sua equipe protegidos contra riscos ocupacionais. Além disso, nosso foco no atendimento ao cliente nos permite superar as expectativas do cliente em cada pedido.

To Top